Tieline Technologies

O Genie STL faz magicas


Por Jeff Rosenberg

jrosenberg@modulationmagic.com, Presidente e engenheiro-chefe da Modulation Magic Inc.

  --- Jeff Rosenberg
 

Jeff Rosenberg com o codec IP Genie STL da Tieline

Eu sou engenheiro de radiodifusão desde que terminei a universidade na década de 1980 e há 12 anos fundei minha empresa de integração de sistemas, a Modulation Magic Inc. Nesta última década eu projetei e instalei centenas de sistemas para redes de radiodifusão de pequeno e grande porte.

Eu recomendo os codecs da Tieline há muitos anos e comecei a utilizar seus codecs G1 analógicos há dez anos. Eles têm sido extremamente confiáveis e desde então tenho acompanhado sua evolução para novas tecnologias e utilizei os codecs IP da Tieline, Commander G3 e Bridge-IT, em muitas instalações de STL e backup.

Recentemente me contrataram para instalar (e entregar operando) um novo enlace digital entre Beverly e Topsfield in Massachusetts para a WBOQ FM. O projeto incluía a instalação de um transmissor mais potente e vários níveis de redundância para garantir a estação no ar 24 horas por dia. Atualmente, é muito difícil conseguir LPs de backup em novas instalações, então IP e backups adequados teriam de ser a solução para o transporte de áudio.

Eu soube do lançamento do novo codec IP Genie STL da Tieline e desejava testar sua capacidade e desempenho no campo.

Liguei para o escritório da Tieline e fui um dos primeiros clientes a receber uma unidade e testá-la.

O codec Genie STL no transmissor tem duas fontes e duas portas Ethernet, e um preço acessível. A porta Ethernet 1 nos codecs em Beverly e Topsfield faz o transporte do fluxo principal de áudio usando uma sistema de rádio profissional por IP ponto a ponto, com 18 Gigabits de banda.

A porta Ethernet 2 no transmissor em Topsfield está conectada a um serviço de IP por fibra óptica (FiOS) da Verizon. A porta 2 no estúdio em Beverly está conectada a um cabo IP da Comcast, e mesmo com as duas extremidades utilizando diferentes provedores sem garantia de banda, as taxas de dados são muito rápidas e confiáveis, muito melhor que uma conexão DSL padrão.

Quando você compara a codificação aptX® Enhanced em uma linha provada típica com uma conexão IP a diferença é surpreendente, e meus clientes podem ouvir um áudio por IP com qualidade superior. Nessa instalação nós conectamos a 384 Kbps e comprovei que o Genie STL tem uma ótima sonoridade.

Ele já está instalado há dois meses, sem perder uma conexão.

E a configuração é simples de aprender. Eu já usei muito os Bridge-IT da Tieline no passado e qualquer codec IP da Tieline funciona de forma simples e familiar. O Genie é muito simples de configurar, e nem precisei consultar o manual.

Quando você instala um Genie STL ninguém vai telefonar às duas da madrugada, porque ele tem várias camadas de redundância. Além de duas fontes de alimentação e duas portas Ethernet, o codec permite adicionar ISDN e, no futuro, módulos de hardware para telefonia analógica para backup de transporte adicional, onde esses serviços estiverem disponíveis. Ele também tem uma porta

USB para backup do áudio gravado em um disco, e gerenciamento de alarme para acionamento de software de automação se necessário. Nada mais no mercado oferece esse pacote completo.

A configuração pode ser feita remotamente por conexão à internet e uma interface Web chamada ToolBox, mas para configuração ponto a ponto descobri que é fácil usar o teclado e a tela LCD no painel frontal.

Meus clientes são leais e estão comprometidos com aprimorar a qualidade do áudio de radiodifusão para engenheiros e redes, e sabem que literalmente milhões de pessoas podem ouvir a diferença na qualidade de áudio dos sistemas que recomendo e instalo. Eu não tenho dúvidas em recomendar o Genie STL e continuarei a recomendá-lo para meus clientes que buscam soluções prontas para operar.